• CNPQ
  • FABESP
  • CAPES

Aos 81 anos, morre Benedito Nunes

Por Rachel Lima

O filósofo, que assinou vários livros de crítica literária que se tornaram referências no nosso meio, estava internado há 10 dias no Hospital da Beneficência Portuguesa, em Belém, e morreu ontem, por complicações decorrentes de uma hemorragia estomacal. Grande leitor de Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Oswald de Andrade, João Cabral de Melo Neto, dentre outros importantes escritores brasileiros, Benedito Nunes se fazia notar também pela simpatia, simplicidade e pelo acolhimento para com os jovens. Relembro a forma altamente didática com que ministrou um seminário sobre Heidegger, há alguns anos, na UFMG, e de sua alegre companhia num jantar no qual os organizadores e participantes do seminário “Valores”, realizado em 2001 no Instituto de Letras na UFMG, se confraternizavam.

Além de suas célebres análises literárias, o filósofo escreveu também sobre a crítica literária. Para quem deseja relembrar suas ideias sobre o nosso campo de pesquisa, é possível encontrar na rede um perfil publicado na edição 141 da revista Cult ou ler o artigo “Crítica literária no Brasil, ontem e hoje”, no livro Rumos da crítica, organizado por Maria Helena Martins e publicado pela Editora SENAC e pelo Itaú Cultural, em 2000. Recuperamos, aqui, em sua homenagem, uma significativa frase deste artigo, ao comentar a tão discutida “crise da crítica”:

“No entanto, crise não é catástrofe. Crise é incerteza do que fazer agora e do que virá depois.”

O leitor que desejar mais informações sobre a repercussão do falecimento de Benedito Nunes pode seguir os links aqui apresentados:

Jornal do Brasil:
http://www.jb.com.br/pais/noticias/2011/02/27/morre-benedito-nunes-um-dos-mais-importantes-pensadores-da-atualidade/

Folha de S. Paulo:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2802201116.htm

O Estado de S. Paulo:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110228/not_imp685493,0.php

O Globo:
http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2011/02/27/morre-aos-81-anos-filosofo-critico-literario-benedito-nunes-923891599.asp

No related posts.

Posts relacionados trazidos a você pelo Yet Another Related Posts Plugin.

Publicado em 28 de fevereiro de 2011

Uncategorized |


Comentário

Deixe um comentário